Cuidar do fluxo de caixa é uma tarefa constante, que deve ser uma prática diária na sua empresa. Confira no artigo como manter um fluxo de caixa saudável e 5 dicas práticas para fortalecer o financeiro do seu negócio nesse novo ano.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira. É a análise das movimentações que ocorrem na sua empresa, as entradas e saídas de dinheiro. Esse processo facilita a tomada de decisões certeiras.

Dicas essenciais 

Algumas práticas são essenciais para a manutenção de um caixa saudável. 

  • Controle as entradas e saídas corretamente
  • Saiba quais são as despesas fixas 
  • Saiba quais itens mais vendidos
  • Saiba quais itens menos vendidos

Caso você ainda não tenha feito, comece pelo diagnóstico financeiro para ter uma visão inicial de como está a situação. Para isso, anote diariamente todas as movimentações financeiras em uma tabela.

5 dicas práticas para melhorar o fluxo de caixa e aumentar capital de giro

1. Você está comprando demais? 

Analise como você monta o seu estoque. O fornecedor pode até te oferecer para comprar mais quantidade em troca de algum desconto ou benefício, mas avalie bem se vale a pena. Se você ficar muito tempo com um produto parado no estoque, talvez não valha a pena o desconto.

2. Analise a margem de lucro de todos os produtos. 

Quanto sai? O que dá mais lucro? 

Às vezes um produto com alta rotatividade não é tão lucrativo quanto outro que não vende tanto, mas rende mais dinheiro. Analise bem quais produtos investir! 

3. Valorize o que cai mais rápido na conta. 

Alguns meios de pagamento demoram mais de 30 dias para cair na sua conta. Você pode incentivar seus clientes a pagarem mais através do Pix e substituir o uso de boletos por Pix Cobrança, por exemplo. 

Alguns marketplaces (caso você venda online) também demoram mais para cair, por isso opte por aqueles que pagam mais rápido. 

4. Programe os pagamentos na data certa!

Planeje os pagamentos de maneira que você consiga ficar com mais dinheiro durante mais tempo, sem precisar se afobar com as datas de vencimento.

5. Não deixe de detalhar as informações

Anote todas as informações importantes e atualize constantemente os dados. Especifique: o que, para que e quando, no mínimo! Isso também evita retrabalho. 

A constância é a chave para um bom fluxo de caixa.

A importância da análise de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma análise expandida. O que quero dizer com isso? Você consegue enxergar o seu negócio ao longo do tempo. 

Por exemplo, se você tem um pico nas vendas ou os prazos de pagamento estão todos para outro mês, você pode ter a impressão que tem dinheiro sobrando no caixa, quando na verdade não tem. 

O fluxo de caixa te ajuda a manter o seu caixa saudável e a tomar as melhores escolhas de investimento, para manter o seu negócio crescendo ao longo dos anos. 

Como está o fluxo de caixa da sua empresa? A Assessoria Contábil e Empresarial pode te ajudar a manter o seu negócio na legalidade e reduzir custos contábeis. Solicite um orçamento!