Emitir nota fiscal é uma das principais tarefas na rotina de muitas empresas, mas se você é um micro ou pequeno empreendedor e está começando o seu negócio, é comum acabar ficando em dúvida a respeito do assunto.  

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos tirar as dúvidas mais frequentes quando o assunto é a nota fiscal. Confira! 

Mas afinal, o que é uma nota fiscal? 

A Nota Fiscal é um documento que serve para registrar a compra de um produto ou mesmo a prestação de um serviço. 

As empresas (exceto MEI) são obrigadas a emitir notas fiscais em qualquer transação, isso porque, a partir das informações presentes na Nota Fiscal que o Fisco faz o recolhimento dos impostos e tributos devidos. 

Nota Fiscal Eletrônica

Desde 2006, teve início aqui no Brasil o processo de digitalização das notas fiscais e, com isso, as notas que eram emitidas em papel passaram a ser emitidas digital formato digital. 

Em alguns estados a emissão da nota fiscal eletrônica, já é obrigatória e  a tendência é que nos próximos anos as notas fiscais em papel sejam complementamente extintas em todo país. 

Nesse sentido, para saber se sua empresa deve obrigatoriamente emitir nota fiscal eletrônica, é importante observar as orientações e informações fornecidas pela Secretaria da Fazenda do seu estado e município. Ou entre em contato conosco para receber orientações.  

Quais são os principais tipos de notas fiscais eletrônicas?

Quando falamos em nota fiscal eletrônica, vale ressaltar que existem diferentes tipos de documentos fiscais, que variam conforme as operações e segmentos. Vamos mostrar a seguir algumas das notas mais utilizadas, confira: 

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica): Foi desenvolvida para substituir as notas fiscais modelos em papel 1 e 1A e deve ser emitida, quando ocorre a venda de algum produto que precisa pagar ICMS. Por isso, é mais utilizada por empresas que atuam no comércio; 

NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica): Como o próprio nome diz, o documento fiscal deve ser emitido para registrar a prestação de serviços; 

CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Serve para registrar as operações relacionadas ao transporte rodoviário de cargas e substitui alguns modelos de notas em papel (Modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27).  

NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica): No comércio, este tipo de nota é emitido diretamente ao consumidor final, e substitui o cupom fiscal e a nota fiscal do tipo 2; 

NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica): Este é um documento que pode ser emitido individualmente por aquelas empresas que não estão obrigadas a emitir a NF-e ( que é o caso do MEI) e têm pouca frequência de vendas.  

Qual a importância das notas fiscais? 

É importante ressaltar que, caso sua empresa deixe de emitir a nota fiscal nas transações, estará cometendo o crime de sonegação fiscal, que pode ocasionar diversos problemas não apenas para sua empresa, mas para você também como empresário.  

Para saber mais a respeito de sonegação fiscal, acompanhe também o nosso artigo: Como a sonegação de impostos pode prejudicar uma empresa?

Além de manter sua empresa sempre em dia com as obrigações fiscais, emitir a nota fiscal é um importante recurso para contribuir com o controle das operações da sua empresa, como entradas e saídas, por exemplo. 

Já para os clientes, a nota fiscal serve como um comprovante de aquisição de produto ou da realização de serviço, caso seja necessário fazer a troca, devolução ou solicitar a garantia, o documento é um item indispensável. 

A nota fiscal também pode ser usada pelos clientes, no momento da declaração de Imposto de Renda, por exemplo, a fim de deduzir despesas.  

Nos próximos conteúdos aqui em nosso blog, vamos fazer um conteúdo específico sobre como fazer a emissão das notas fiscais, por isso, fique atento aos nossos artigos. E em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de especialistas.