Em muitos casos, o crédito para sua micro ou pequeno negócio, pode ser uma solução eficaz para superar os desafios que sua empresa vem passando.

No entanto, para que a solicitação de crédito não se torne um verdadeiro problema, é importante que você busque na hora certa, a opção mais adequada de crédito para a empresa com melhores condições e taxas acessíveis. 

Para te ajudar a entender melhor a respeito desse assunto. No artigo de hoje, vamos falar sobre quais os principais tipos de crédito para empresas e o que analisar antes de solicitar . Acompanhe!

Empréstimo, financiamento ou investimento: Principais diferenças

Se você está precisando buscar uma linha de crédito para o seu micro ou pequeno negócio, antes de mais nada é importante que você saiba distinguir as principais opções disponíveis no mercado. 

Dessa forma, será possível escolher aquela que melhor atenda as necessidades e seja mais vantajosa para o seu negócio. 

Para te ajudar a ficar mais inteirado do assunto, logo abaixo vamos listar as principais diferenças e conceito dos principais tipos de crédito para empresas: 

Empréstimo:

O empréstimo é um tipo de crédito que pode ser fornecido por bancos, por fintechs ou financeiras. O grande diferencial dessa modalidade de crédito para outras, é que ela permite que o valor emprestado possa ser usado livremente, ou seja, ao solicitar um empréstimo você precisa especificar a sua finalidade de uso.  

Além disso, em muitos casos, não é preciso usar bens como garantia, para solicitar este tipo de crédito. O que facilita ainda mais a sua solicitação. 

Mas vale ficar atento ao solicitar este tipo de crédito, pois é preciso passar por análise de crédito e existem instituições que, mesmo sendo menos usuais, exigem que imóveis ou veículos sejam usados como garantia.  

Outro ponto importante que merece grande atenção, é que por se tratar de uma modalidade de crédito que oferece menor segurança ao banco, em função do risco de inadimplência, o empréstimo costuma ter uma taxa de juros 

Alguns dos empréstimos mais comuns que podem ser solicitados por micro e pequenas empresas são: 

  • Capital de giro;
  • Antecipação de recebíveis; 
  • Linhas de crédito direcionadas subvencionadas; 
  • Crédito consignado, entre outros. 

Financiamento:  

Mais uma modalidade de crédito que pode ser levada em conta, é o financiamento. E para poder solicitá-lo, é necessário prestar contas à instituição financeira a respeito de qual será a finalidade de uso do dinheiro. ( Por exemplo, financiamento de veículo, de imóvel, para realizar obras de infraestrutura entre outros). 

Em geral, para conseguir um financiamento para uma empresa é necessário passar por um processo mais rigoroso de análise e o próprio bem adquirido é alienado à instituição. No entanto, em muitos casos, essa pode ser uma opção mais atrativa, tendo em vista que os prazos para pagamento são mais longos e taxas de juros mais baixas do que o empréstimo. 

Investimento:

Se você está à procura de recursos, a fim de capitalizar a sua empresa, o investimento também deve ser levado em conta, durante o seu processo de análise. 

Nesses casos, é necessário procurar um investidor que esteja disposto a aplicar dinheiro em seu negócio e passar a se tornar um sócio. O que pode ser positivo, principalmente se o investidor estiver alinhado com o propósito da sua empresa. 

Todavia, ao optar por ter um ou mais sócios, você perde parte acionária do seu negócio e precisará dividir os lucros.  

O que analisar na hora de solicitar crédito? 

Durante o processo de definição de crédito para o seu negócio, é importante levar em conta diferentes fatores, como: 

  • Estágio em que sua empresa se encontra, em geral, empresas que estão iniciando no mercado tem opções de crédito mais restritas; 
  • É importante fazer uma análise dos riscos que envolvem a solicitação de crédito, como taxa de juros, se devem ser usado bem como garantia, e os possíveis problemas que podem ocorrer com sua empresa em caso de inadimplência;
  • Identifique qual a real necessidade de crédito para o seu negócio, e faça um planejamento concreto de como serão feitos os pagamentos, mediante a diferentes cenários. 

Com todos esses dados em mãos, ficará muito mais fácil encontrar a opção de crédito ideal para o seu negócio, sem comprometer as finanças da sua empresa.