Muitos profissionais optam por trabalhar de forma independente, sem estar vinculados a um empregador específico. Nesse contexto, surgem as figuras do profissional autônomo e do profissional liberal, que exercem suas atividades de forma semelhante, mas com algumas diferenças importantes entre si. Neste texto, vamos explorar as principais características e diferenças entre esses dois tipos de profissionais.

 

O que é o profissional liberal?

Os profissionais liberais têm formação técnica e precisam se registrar em órgãos reguladores para exercer suas profissões, precisando cumprir as normas éticas e profissionais estabelecidas por esses órgãos. Esses profissionais têm liberdade para exercer sua profissão com ou sem vínculo empregatício, abrindo ou não uma empresa.

O profissional liberal é aquele que:

  • Tem uma formação técnica específica, seja graduação ou curso técnico, regulamentada e fiscalizada por uma entidade de classe – como OAB, CREA e CRM, responsáveis por definir os procedimentos técnicos e éticos de cada categoria;
  • Está registrado no devido conselho profissional e contribui com o sindicato da categoria.

 

O que é o profissional autônomo?

Um profissional autônomo trabalha de forma independente e sem ter vínculo a uma empresa ou empregador, mas diferente de um profissional liberal, um profissional autônomo pode atuar em diversas áreas. 

Este profissional não precisa necessariamente ter uma formação específica ou estar sujeito a uma regulamentação profissional. Entre os profissionais autônomos mais comuns estão os prestadores de serviços em geral, como faxineiros, pintores, eletricistas, encanadores, entre outros. 

 

Qual a diferença entre profissional liberal e autônomo?

Embora ambos possam trabalhar de forma independente, há diferenças importantes entre um profissional liberal e um profissional autônomo.

Um profissional liberal tem formação técnica específica e precisa se registrar em órgãos reguladores para exercer sua profissão. Já um profissional autônomo pode atuar em diversas áreas, sem ter uma formação ou estar sujeito a uma regulamentação profissional. 

Enquanto os profissionais liberais têm uma atividade regulamentada e precisam cumprir normas éticas e profissionais estabelecidas pelos órgãos reguladores de suas profissões, os profissionais autônomos não estão sujeitos a essas mesmas normas. 

 

Profissões autorizadas para profissional liberal:

Administradores Engenheiros Odontologistas
Advogados Enólogos Parteiras
Agrônomos Escritores Professores (particulares)
Arquitetos Estatísticos Profissionais da Tecnologia

da Informação (TI)

Arquivistas Farmacêuticos Protéticos dentários
Artistas Fisioterapêutas Psicólogos
Atores Fonoaudiólogos Publicitários
Atuários Fotógrafos Químicos
Autores teatrais Geólogos Relações Públicas
Bacharéis em Ciências

da Computação

Jornalistas Sociólogos
Bibliotecários Leiloeiros Técnicos em informática
Biólogos Médicos veterinários Técnicos agrícolas
Biomédicos Museólogos Técnicos em contabilidade
Cenógrafos Músicos Técnicos em radiologia
Compositores artísticos

musicais e plásticos

Farmacêuticos Técnicos industriais
Contadores Fisioterapêutas Tecnólogos
Corretores de imóveis Fonoaudiólogos Terapeutas ocupacionais
Economistas Médicos Fotógrafos Tradutores
Educadores físicos Nutricionistas Zootecnistas
Enfermeiros Oceanógrafos

Precisa de ajuda? 

A Ulhôa Assessoria Contábil e Empresarial atua no mercado auxiliando as empresas, quanto a sua constituição, administração, consultorias e quando necessário, no encerramento das mesmas. Possuímos uma equipe de profissionais gabaritados nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e de assessoria. Entre em contato.