Você já ouviu falar na segunda DRE, mas não sabe o que significa na prática?

Existem diferentes termos que são muito comuns na área de contabilidade, mas que podem acabar causando uma certa dúvida para quem não atua na área.

Como empresário ou gestor, é fundamental entender esses termos,  principalmente qual a relevância para o seu negócio. 

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar o que é DRE, como é feito o levantamento desse demonstrativo e qual a importância para sua empresa. Confira!

O que é DRE? 

DRE  – Demonstrativo do Resultado do Exercício, é um relatório contábil que faz o levantamento de todas as operações que foram realizadas pela empresa. Como as receitas, gastos, investimentos, custos e provisões apurados, entre outros. 

Na prática, a DRE permite demonstrar a partir das operações de uma empresa se houve lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

De acordo com a lei, todas as empresas devem desenvolver uma vez ao ano a  DRE (exceto MEI). O relatório deve ser confeccionado junto com o Balanço Patrimonial, e assinado por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade)

Entretanto, também é possível desenvolver o relatório mensalmente ou trimestralmente, para poder fazer o controle  administrativo e também o controle dos gastos da empresa de forma mais organizada.

Como é feito o demonstrativo?

Há uma ordem específica para o desenvolvimento e apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício. Essas informações estão definidas conforme a Lei 6.404/1976, Artigo 187

I – a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II – a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III – as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

V – o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

VII – o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

  • 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:
  1. a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e
  2. b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
  • 3º), somente depois de realizado poderá ser computado como lucro para efeito de distribuição de dividendos ou participações.

Como o DRE pode contribuir com sua empresa?

Como já mencionamos aqui no artigo, a Demonstração do Resultado do Exercício tem como um de seus principais objetivos mostrar como anda a situação financeira da empresa. 

Este relatório pode ser usado por gestores e investidores e possibilita avaliar a capacidade e a real situação da empresa. E com base nesses dados é possível direcionar melhor as ações realizadas, desenvolver um planejamento estratégico e consecutivamente gerar melhores resultados para o seu negócio.  

A importância de contar com assessoria contábil

Para desenvolver o  Demonstração do Resultado do Exercício de maneira assertiva, é fundamental contar com o apoio de uma assessoria empresarial e contábil eficaz. 

Nós da Ulhôa Assessoria Empresarial e Contábil podemos ajudar a sua empresa, entre em contato com nossa equipe e conheça mais a respeito dos nossos serviços.