Se a sua empresa deseja reter os melhores talentos, é importante entender como fazer a contratação de funcionários com eficácia.

Com o crescimento de um negócio, surge a necessidade de ter mais pessoas contribuindo sua experiência para que ele continue crescendo e se desenvolvendo. É preciso realizar a contratação de colaboradores, mas é necessário saber qual o melhor caminho para evitar complicações.

Há estratégias que podem ajudar a realizar essas contratações com segurança e no artigo de hoje trouxemos algumas dicas importantes para te ajudar com isso, tornando o seu RH (recursos humanos) mais eficiente.

Diferentes tipos de contrato de trabalho

Há mais de uma forma de contratar profissionais. E o primeiro passo é entender cada um dos tipos de contratos de trabalho. A seguir listamos os principais em uso:

Contrato por tempo determinado: aqui o funcionário já sabe por quanto tempo atuará na empresa, sendo que, normalmente, os contratos desse tipo não ultrapassam dois anos. Não há aqui benefícios como seguro desemprego;

Contrato por tempo indeterminado: a forma de contratação mais usada hoje. Essa dá direito a benefícios como seguro desemprego e multa sobre o FGTS, sendo que a contratação não possui um prazo, o funcionário pode trabalhar por anos na empresa;

Trabalho temporário: o contrato de trabalho temporário costuma durar por pelo menos três meses, com o empregador devendo assinar a carteira do funcionário, qual é contratado como pessoa física. Esse contrato é regulamentado pela lei n° 73.841;

Contrato de trabalho eventual: com essa contratação, diferente do que acontece no contrato de trabalho temporário, há existe um vínculo empregatício.

Como fazer uma boa contratação de funcionários?

Para conseguir reter os melhores talentos para sua empresa, comece mostrando um pouco da política interna dela por meio das redes sociais.

Quando os trabalhadores veem que sua empresa possuía uma boa política interna, isso os atrai. Mostre um pouco do dia a dia na sua empresa e encante talentos que podem agregar valor.

Outra das dicas importantes é pedir referências a fim de se certificar de que aquele é mesmo um bom profissional. Lembre-se ainda que uma empresa que oferece benefícios aos trabalhadores é bem vista e almejada.

Quais os documentos do empregado?

RG, CPF, título de eleitor, número do PIS/PASEB, Carteira de Trabalho da Previdência Social – CTPS, certificado de alistamento militar para os homens com mais de 18 anos, exame admissional, certidão de nascimento ou de casamento e declaração de dependentes são alguns dos documentos necessários para a contratação de funcionários.

Use a tecnologia a seu favor

É possível utilizar um software de gestão empresarial, que te ajudaria inclusive a realizar o cruzamento de dados para identificar se um trabalhador é o ideal para o que sua empresa. Para o setor de recursos humanos isso seria muito importante.

Definindo o perfil do profissional desejado

E, claro, defina que tipo de profissional seria ideal para a sua empresa. Com isso o processo contratação de colaboradores pode ser mais eficaz.

Nível de escolaridade e experiência são dois elementos que deverá analisar ao escolher um funcionário. Também defina as atividades que ele terá que executar e quais habilidades são importantes.

Planeje o processo de seleção

Como você saberá que o candidato é o melhor para a sua empresa? Através de um planejamento será possível fazer essa avaliação e selecionar os melhores talentos.

Se a sua empresa adota a gestão empresarial ou pretende implementar melhorias a respeito disso, então esse planejamento faz parte.

Planeje como será feita a seleção, se pretende usar apenas a entrevista ou se realizar um teste prático seria a melhor decisão. Esse planejamento é ainda uma forma de mostrar que a sua empresa é organizada e se preocupa com quem está escolhendo para integrar seu time.