Todos os anos, milhões de contribuintes devem realizar a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Entretanto, com a rotina atribulada do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando de fazer a entrega da declaração dentro do prazo, o que pode acarretar problemas com a Receita. 

E para quem ainda não realizou a entrega do Imposto de Renda, essa é uma boa oportunidade de regularizar a situação, tendo em vista que o prazo para entrega foi prorrogado.  

Para abordar acerca desse assunto, neste artigo, vamos falar sobre o adiamento do prazo da declaração do Imposto de Renda e o que fazer para não perder o novo prazo. Confira!

Adiamento do prazo de entrega

Segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União, a Receita Federal alterou o prazo final de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda. Nesse sentido, a data final de entrega que ocorreria no dia 30 de abril, passou a ser no dia 31 de maio. 

Com a prorrogação, houve também alterações no prazo para o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações, bem como Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País. Todos eles também devem ocorrer até o dia 31 de maio.   

Qual o motivo da prorrogação?

Assim como ocorreu em 2019, ainda de acordo com informações divulgadas em nota emitida no Diário Oficial da União, o objetivo da prorrogação da entrega de Declaração é o de proteger a sociedade. 

Tendo em vista as dificuldades impostas pelo Coronavírus, o principal intuito com a aplicação de um novo prazo, é o de evitar aglomerações, que geralmente ocorrem nos locais onde são feitas as declarações. 

Em síntese, com mais prazo, a população pode se programar melhor, para realizar a entrega da Declaração com mais facilidade, minimizando os riscos de contágio com o Coronavírus. 

Por que é importante não deixar a entrega da declaração para última hora?

Embora a divulgação da prorrogação da entrega da declaração tenha sido uma boa notícia, para quem ainda não realizou o processo, é fundamental fazer sua declaração o quanto antes! 

Pois dessa forma é possível manter suas responsabilidades junto à Receita Federal em dia, e evitar problemas. Um dos principais desafios para quem deixa de fazer a entrega do IR em dia, é o pagamento de multa que pode acabar pesando ainda mais no bolso. 

Para saber mais a respeito das principais informações acerca do Imposto de Renda, confira também nosso conteúdo: Imposto de Renda 2021: Principais informações sobre o assunto.

Pode haver uma nova prorrogação no prazo?

Em abril, a Câmara dos Deputados havia aprovado o projeto de lei 639/2021, que tinha por objetivo estender ainda mais o prazo de entrega da declaração do IR. O objetivo do projeto era fazer com que a entrega das declarações fossem estendidas até o dia 31 de julho.  

Entretanto, no dia 5 de maio, o Presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente uma nova postergação do prazo. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil: “ A proposta foi objeto de veto por causar um desequilíbrio do fluxo de recursos, o que poderia afetar a possibilidade de manter as restituições para os contribuintes, além de comprometer a arrecadação dos entes federativos”. 

Embora o veto ainda possa ser derrubado pelo Congresso Nacional, é importante ficar atento ao prazo final de entrega, que atualmente ocorre no dia 31 de maio, para evitar o pagamento de multa, como mencionamos anteriormente aqui no artigo. 

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Se você ainda não fez a sua Declaração do Imposto de Renda ou tem dúvidas a respeito do assunto, entre em contato com nossa equipe e aproveite para esclarecê-las.