Ter um negócio próprio e ser o seu patrão, é o sonho de muitas pessoas. Mas para tirar a ideia do papel e começar a colocar sua empresa para funcionar, um dos primeiros passos é formalizar seu negócio. Dessa forma você evita problemas futuros e ainda consegue usufruir de diversos benefícios que só quem tem uma empresa aberta pode ter.

Em geral, para quem não atua na área o processo de abertura de uma empresa tende a ser complexo, afinal, é necessário estar atento a diferentes detalhes para garantir que o seu negócio seja formalizado de forma adequada.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar algumas dicas que vão ajudar na hora da abertura de uma empresa, e a importância de contato com apoio contábil durante esse processo. confira!

1- Tenha um plano de negócios

Você tem uma ideia de negócio, ou até já começou a trabalhar de maneira informal e quer formalizar a situação da sua empresa, um dos primeiros passos é desenvolver um plano de negócio. A partir dele você tem uma percepção mais ampla da sua empresa, e poderá organizar melhor seu negócio.

A elaboração do plano de negócios pode ser feita de diferentes maneiras, entretanto existem algumas tópicos importantes que não podem faltar em seu plano, que são:

  • Sumário Executivo: Onde você irá fazer uma descrição detalhada das principais questões que envolvem seu negócio como serviços prestados, qual é sua missão, produtos que irá fornecer entre outros;
  • Análise de mercado: Nesta etapa você deve segmentar seus clientes, estudada sua concorrência e fazendo um estudo sobre os seus fornecedores;

  • Plano de marketing: É importante fazer um levantamento dos produtos e serviços que serão prestados e quais estratégias de Marketing e de vendas serão adotadas pelo seu negócio;

  • Plano operacional: Definir toda a estratégia da empresa, desde número de funcionários, pesquisar quais os processos serão necessários para poder fazer a venda, entre outros.

2- Defina o Local de funcionamento da empresa

Durante o seu plano de negócios, é importante que você defina onde sua empresa será estabelecida. Por exemplo, ela terá um ponto físico ou será? Onde será o local de atendimento para os clientes?

Você deve fazer um estudo a respeito da região onde você pretende abrir o seu negócio, analisando qual a viabilidade da sua empresa naquela região.

3 – Faça um levantamento dos gastos

Se você já desenvolveu tanto seu plano de negócio, chegou o momento de você entender quais são os custos, não apenas para abrir mas para ter o seu negócio funcionando. Nesse sentido, você pode levar em conta as seguintes informações:

  • Gastos iniciais: Que são aqueles para compra de equipamentos e materiais, e toda infraestrutura de uma empresa, além dos gastos para a formalização do seu negócio;

  • Gastos recorrentes: Como água luz, internet, impostos, veículo, os custos com a contabilidade, entre outros;

  • Gastos esporádicos: Que podem ser com manutenção, ou contas imprevistas.

4- Estabeleça o capital inicial

Considerando todas essas informações que nós apresentamos até aqui, chegou o momento de você definir qual será o capital inicial da empresa.

Ou seja, o valor que fica responsável por cobrir os gastos iniciais, assim como os gastos recorrentes e esporádicos, logo nos primeiros meses de funcionamento da empresa.

Esse valor pode ser obtido tanto por você mesmo, quanto pelos sócios da empresa ou até mesmo através de um financiamento. E deverá constar no contrato social, após o processo de formalização do seu negócio.

5- Conte com apoio contábil

Com todo esse processo desenvolvido, chega o momento de você contratar uma empresa de contabilidade para realizar o registro do seu negócio.

Nós da Ulhôa Assessoria Contábil e Empresarial estamos aqui para ajudar você durante esse processo, encontrando o melhor enquadramento e fazendo registro da sua empresa de forma eficiente. Para que assim, através do processo de formalização você possa usufruir de todos os benefícios de uma empresa regularizada.

E para fazer o processo conosco de abertura da sua empresa é simples! Entre em contato com a nossa equipe , em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.