Microempreendedor Individual, você possui débitos relacionados à falta de pagamento de tributos?
Fique atento, pois o prazo para regularização dos impostos se encerra no dia 31 de agosto de 2021, segunda-feira. E para evitar problemas para sua empresa, é fundamental que os débitos sejam regularizados o quanto antes.
No conteúdo de hoje, vamos falar sobre como você pode fazer para consultar e parcelar os débitos. E vamos falar também, a respeito de como manter a sua empresa sempre dentro da legalidade. Acompanhe!
Dívidas do MEI
Segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, os Microempreendedores Individuais, que possuem débitos em aberto relativos ao pagamento das contribuições e tributos, devem parcelar ou quitar seus débitos até o final deste mês de agosto.
Isso porque, a partir do dia 1º de setembro de 2021, todos os MEI´s que não tiverem regularizado a sua situação (seja através do parcelamento ou da quitação dos débitos), a Receita Federal irá fazer apuração dos débitos e encaminhar a para dívida ativa.
Na prática, isso quer dizer que, caso a situação dos débitos não seja regularizada, as dívidas serão cobradas na justiça. E isso pode ocasionar diversos problemas para o Microempreendedor Individual.
Como consultar os débitos e fazer o parcelamento?
Caso você seja um MEI e não sabe se possui dívidas, ou quais os valores das dívidas, o primeiro passo é consultar os seus débitos. Para fazer a consulta é necessário:
- Acessar o site da Receita Federal
- Em seguida será necessário incluir o certificado digital ou código de acesso;
- Depois disso clique em Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei;
Através do site da Receita Federal, também é possível realizar o parcelamento dos débitos pendentes.
- Para isso, ao acessar o site da Receita Federal, basta rolar a página até chegar na opção parcelamento;
- Incluir o certificado digital ou código de acesso;
- Escolher a opção pedido de parcelamento> continuar
- De acordo com o valor da dívida, o próprio site irá oferecer uma opção de parcelamento;
- Por fim, é só concluir o processo, em seguida você poderá imprimir a primeira parcela.
O que pode acontecer caso não se regularize os débitos?
Caso você verifique que tem débitos em abertos relativos ao não-pagamento do DAS, é de fundamental importância que você procure regularizar o quanto antes.
Pois, como já mencionamos aqui no artigo, a falta de regularização dos débitos dentro do prazo, poderá ocasionar diversos problemas. Para você e para sua empresa.
Ainda segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, os débitos em aberto aberto serão incluídos na dívida ativa da seguinte forma:
- “Dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos
- Dívida relativa a ISS e/ou ICMS será transferida ao Município ou ao Estado, conforme o caso, para inscrição em Dívida Ativa Municipal e/ou Estadual, com acréscimo de encargos de acordo com a legislação de cada ente.”
Além disso, outras consequências futuras que poderão ocorrer, caso não seja feita a regularização dos débitos são “ deixar de ser segurado do INSS, perdendo assim os benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros; ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios; ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos; entre outras.”
Mantenha seu negócio dentro da legalidade
Manter sua empresa dentro da legalidade é essencial, para garantir maior segurança para você e o seu negócio.
Nós da Ulhôa Assessoria Contábil e Empresarial sabemos que ser um MEI pode representar grandes oportunidades e a assessoria de uma contabilidade aumenta a longevidade do seu negócio. Se você precisa de apoio contábil, basta nos enviar uma mensagem usando o formulário. Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.
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