Uma das tarefas desafiadoras na gestão de uma empresa, sem dúvida, é a cobrança de clientes. Pois se por um lado, a empresa precisa fazer a cobrança a fim de manter a boa saúde financeira, por outro lado, também é importante que a empresa mantenha um bom relacionamento, para não correr o risco de perder o cliente.
Mas afinal, como realizar a cobrança dos clientes de forma assertiva? Neste artigo, vamos falar sobre como realizar a cobrança de clientes na empresa de forma eficiente e ainda ter a chance de voltar a fazer negócio com um cliente que já foi devedor.
Como funciona a cobrança de clientes nas empresas
Quando o assunto é a cobrança de clientes, cada empresa possui um meio próprio de fazê-la.
Empresas que atuam no varejo, por exemplo, geralmente vendem de forma direta para consumidor final, que por sua vez costumam fazer o pagamento através de cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro.
No entanto, quando uma loja possui um sistema de crediário próprio, a cobrança de clientes se torna necessária. Com isso, se faz necessário ter um controle mais efetivo sobre as parcelas que ocorrem geralmente por meio de carnês.
Prestadores de serviço em muitos casos, também oferecem o sistema de pagamento através de boletos, assim como as empresas que realizam a venda de assinaturas.
Outro sistema de pagamento, é a duplicata, que nada mais é do que um título de crédito pago em parcelas mensais. Este tipo de sistema costuma ser voltado para empresas que atuam no mercado B2B (Business to Business), para cobrar clientes corporativos.
A importância da política de crédito e cobrança
Se o seu negócio utiliza um sistema de pagamento a prazo, seja ele boleto, crediário, duplicata ou outros, é importante desenvolver uma política de crédito e cobrança eficaz.
Através da política de crédito sua empresa define todos os parâmetros, de forma mais detalhada possível para a realizar a venda a prazo e como será feita a cobrança em caso de inadimplência. Em geral, a política de crédito se baseia em 4 pilares fundamentais que são:
- Padrões de crédito: São as condições que o cliente precisa seguir para obter o crédito;
- Prazo de crédito: Nessa etapa, sua empresa estipula o período que estará “financiando o cliente”;
- Política de desconto: Também deve ser pré-estabelecido na política de crédito, pois irá influenciar diretamente o valor da venda;
- Política de cobrança: Nessa etapa da política de crédito deve ser estabelecida todas as regras para a cobrança. Como a data de vencimento, os juros, encargos e medidas legais que poderão ser adotadas em caso de inadimplência.
Vale ressaltar que a política de crédito pode variar conforme o seu negócio. O estudo para implementação da política de crédito e cobrança devem estar alinhados, com o intuito de gerar resultados mais efetivos para sua empresa.
Saúde financeira da empresa em dia
Embora a cobrança de clientes nem sempre seja um processo fácil, ele é fundamental para a boa saúde das finanças da sua empresa. Isso porque, a cobrança de clientes está diretamente relacionada com o fluxo de caixa do seu negócio.
Com o pagamento dos clientes em dia, é possível ter um maior controle do capital de giro da empresa, efetuar os pagamentos de fornecedores e de outras obrigações em dia,com isso, sua empresa consegue manter as operações sem a necessidade recorrer a empréstimos.
Por outro lado, quando os clientes atrasam ou deixam de pagar todo o planejamento da empresa pode ser prejudicado, assim como as operações da empresa de um modo geral.
Dicas para facilitar o processo de cobrança
Embora o cliente esteja inadimplente, é importante manter sempre a boa educação na hora de cobrá-lo.
Para facilitar você pode criar um sistema de cobrança automatizado que envia lembretes de pagamento ao cliente.
Caso tenha contato direto com o cliente ou mesmo através de mensagens automatizadas, é importante contatá-lo de forma amigável explicando quais são seus débitos, e mostrando alternativas para o pagamento.
Durante o contato, mesmo sendo cordial é importante ser firme e deixar claro a importância de realizar o pagamento do débito. Em último caso, se não houver acordo para o pagamento, tome as medidas legais.
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