Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), ou tem uma Micro ou Pequena empresa, provavelmente já deve ter enfrentado alguns desafios para conseguir fechar a empresa no “azul”.
Essa é uma realidade que acontece com muitos empresários, mas a verdade é que você não precisa passar por esse tipo de sufoco. Com planejamento adequado e organização, é possível melhorar o desempenho do seu negócio e aumentar sua lucratividade.
Neste conteúdo, preparamos algumas dicas simples que você pode aplicar no dia a dia do seu negócio e, até mesmo, em suas finanças pessoais para te ajudar a prosperar. Confira!
1- Tenha um planejamento financeiro
Para fechar as contas da sua empresa no “azul”, a primeira dica e, talvez a mais importante, é realizar um planejamento financeiro. Embora, à primeira vista, possa parecer uma tarefa bastante complexa, existem formas práticas de realizar esse tipo de planejamento e conseguir manter as finanças em dia. Veja alguns exemplos:
Liste os custos e despesas: O primeiro passo é começar listando quais são os seus custos e despesas. Dessa forma, é possível definir qual capital de giro necessário para que seu negócio possa funcionar com tranquilidade.
Separe as finanças pessoais das finanças da empresa: Não separar as finanças da empresa das finanças pessoais, é um erro bastante comum entre muitos empresários, que acabam utilizando os ganhos da empresa para uso pessoal e no final do mês faz com que a empresa fecha no vermelho. Para facilitar essa divisão entre finanças pessoais e finanças da empresa, uma dica é definir pró- labore, que pode ser um salário fixo, ou percentual dos lucros. Dívida também as contas bancárias do seu negócio e sua conta pessoal, para que você não utilize os recursos da empresa.
2- Se prepare para imprevistos
Por mais que sua empresa esteja passando por uma fase boa, vale lembrar que assim como qualquer negócio imprevistos podem acontecer. E para evitar problemas para as finanças da sua empresa, é importante estar sempre preparado para diferentes situações.
Uma boa alternativa, é fazer uma “poupança” para cobrir imprevistos. Você pode guardar regularmente um valor ou um percentual dos lucros mensalmente, dessa forma, quando problema ocorrer, você terá um valor disponível para poder solucioná-lo. Evitando gastos com empréstimos ou financiamentos, que em sua grande maioria, possuem juros e taxas altas.
3- Negocie com fornecedores
Conforme a sua empresa vai se consolidando no mercado, é possível desenvolver uma negociação mais eficiente com os fornecedores.
Depois de realizar o planejamento financeiro adequado, uma das formas de reduzir custos é negociar valores mais atrativos ou descontos de mercadorias com os fornecedores. Outra alternativa, é procurar também fornecedores que ofereçam formas de pagamento e taxas mais acessíveis para o seu negócio.
4- Esteja atento ao mercado
Mais uma maneira de conseguir aumentar a lucratividade do seu negócio, e assim, fazer com que sua empresa tenha um bom desempenho financeiro é encontrar novas formas de ganhos.
Para isso, é importante estar atento às tendências e variações do mercado. Sempre que possível, estude e analise novas oportunidades de ampliar os serviços ou produtos que você já oferece, ou ainda, procure trazer novidades, que possam aumentar o retorno financeiro do seu negócio.
5- Conte com o apoio de uma assessoria especializada
Uma das maneiras de fazer com que sua empresa consiga manter as contas no azul, é contando com o apoio de uma Assessoria Contábil e Empresarial especializada.
Nós da Ulhôa Assessoria Contábil e Empresarial, facilitamos a sua vida e reduzimos os custos contábeis. Nossa equipe eficiente, cuida de todas as suas obrigações (e-social, DIRF, GFIP, CAGED) de maneira bem simples. Permitindo que você realize os pagamentos dentro do prazo evitando cobrança de juros e problemas para seu negócio.
Além desses, nós também realizamos outros serviços que permitem que o seu negócio esteja livre de riscos e gere resultados financeiros todos os meses. Para conhecer mais a respeito de nossos serviços entre em contato com nossa equipe.
Deixar um comentário