Quando o assunto é o pagamento de tributos, muitos empresários acabam se sentindo perdidos na hora de pagar. Isso porque, o sistema tributário brasileiro é bastante complexo e requer atenção.
Um dos primeiros passos para garantir que sua empresa esteja de acordo com as responsabilidades junto ao Governo, é fazendo a apuração adequada dos impostos.
Para te ajudar a entender a respeito desse assunto, no artigo de hoje, vamos mostrar o que é, como funciona a apuração dos impostos, e como evitar erros durante o processo de apuração. Acompanhe!
O que é a apuração de impostos?
Se você não possui muita familiaridade com a área contábil, possivelmente pode estar se questionando agora: Mas afinal, o que é a apuração de impostos?
A apuração de impostos nada mais é do que um levantamento que deve ser feito de todos os impostos e taxas a serem pagos durante um determinado período.
Esse tipo de levantamento deve ser feito regularmente pela empresa, pois é através dele, que é possível ter uma visão ampla de todas as obrigações e responsabilidades da empresa. Para que, dessa forma, evite atrasos de pagamento de impostos, que podem ocasionar juros e multas para o seu negócio.
Como é feita a apuração de impostos?
De um modo geral, o processo de apuração de impostos começa antes mesmo da empresa iniciar suas operações.
Durante o processo de abertura do negócio, é feito um levantamento a respeito e qual o melhor regime tributário para a empresa.
Deve ser analisado também, quais legislações que ocorrem sobre o tipo de atividade que será exercida que podem gerar o pagamento de taxas e tributos. É importante também fazer uma análise aprofundada a respeito das legislações que afetam a empresa.
Quando a empresa já está em funcionamento, processo de apuração de impostos deve ser feito regularmente, como já mencionado no texto anterior aqui do artigo, para que dessa forma, seja possível emitir as guias de recolhimento de tributos municipais, estaduais e federais dentro dos prazos estabelecidos.
Principais erros durante a apuração
Embora o processo de apuração de impostos seja fundamental para o negócio, muitos empresários acabam cometendo erros que podem acabar prejudicando a empresa. Veja alguns exemplos de erros mais comuns cometidos:
- Escolha do regime tributário inadequado – Pode acabar ocasionando pagamento de tributos desnecessários;
- Erro na base de cálculo e na alíquota – Caso haja a falta de atenção ou desconhecimento da legislação mas atualizada, na base cálculo ou na alíquota que incide sobre os pagamentos dos impostos, isso pode acabar ocasionando graves complicações fiscais para o seu negócio.
- Uso incorreto de créditos tributários: Alguns tributos como ICMS, PIS ISS e Cofins, podem oferecer créditos tributários. Nesse sentido, é importante saber avaliar quando é possível usar esses créditos de forma adequada.
Como é possível evitar erros?
Para garantir que a apuração dos impostos, esteja sendo feito de forma adequada e evitar erros durante esse processo, existem alguns passos que podem contribuir com seu negócio:
- Planejamento Tributário: Fazer o planejamento tributário, é uma das principais formas de garantir que o pagamento dos tributos esteja sendo feito de acordo com a realidade do seu negócio;
- Desenvolvimento de um calendário tributário: Com grande taxa de pagamento de impostos que corre sobre as empresas, uma boa alternativa fazendo um calendário com as principais datas de pagamento dos tributos, assim dificilmente haverá algum tributo que será esquecido;
- Conte com o apoio de uma empresa especializada: Para fazer a apuração dos impostos de forma adequada, é fundamental contar um o apoio de uma empresa especializada na área contábil, para que sua empresa possa se manter em dia com as obrigações e ficar tranquila durante o processo de desenvolvimento.
Entre em contato conosco e saiba mais!
Nós da Ulhôa Assessoria Empresarial e Contábil, estamos aqui para ajudar no desenvolvimento do seu negócio, para conhecer mais a respeito de nossos serviços entre em contato conosco.
Deixar um comentário