Os funcionários são alma do negócio! Afinal são eles que atendem os clientes, fazem os produtos, cuidam dos documentos e realizam outras inúmeras tarefas. E contratar um ou mais funcionários de forma adequada, certamente vai fazer toda a diferença para o crescimento da sua empresa.
Se você está planejando contratar, acompanhe as nossas dicas. No artigo de hoje, vamos mostrar qual o passo a passo para fazer a contratação de funcionários de forma eficaz.
Pontos importantes a serem analisados antes da contratação
Antes mesmo de iniciar o processo de contratação de uma funcionário, é importante analisar alguns pontos importantes, como por exemplo:
Qual o tipo de contratação: Se será feita uma contratação por tempo determinado, por tempo indeterminado ou uma contratação temporária. Isso porque cada uma dessas contratações possuem particularidades;
O cargo: É necessário analisar qual cargo você pretende preencher em sua empresa;
Requisitos profissionais: Ou seja, quais os requisitos básicos o funcionário precisa ter para preencher a vaga. Como escolaridade, cursos específicos, certificação ou registro, por exemplo;
Salário e benefícios: Em relação ao salário, é possível se basear no piso estabelecido para categoria, ou ainda, na média salarial que os profissionais da mesma área recebem.
No caso de Microempreendedores Individuais (MEI) que pretendem contratar um funcionário, o valor do salário deve ser de acordo com o piso da categoria. Caso não haja valor do estabelecido, o valor a ser pago deverá ser de um salário mínimo.
Recrutamento e seleção
Muitas empresas contratam serviços especializados, ou profissionais especialistas em RH, para realizar o processo de recrutamento dos funcionários.
No entanto, para pequenos empresários, muitas vezes não possuem recursos para ter um profissional específico na área de RH.
Nesse caso, vale a pena observar alguns pontos durante o processo de recrutamento e seleção dos funcionários:
Durante as entrevistas, você deve verificar todas as informações presentes no currículo do candidato. Você também deve tirar todas as dúvidas acerca da experiência profissional e habilidades dos candidatos. Além disso, durante essa fase é importante deixar bem claro quais serão as tarefas a serem exercidas e exigências acerca do cargo.
Documentos necessários para a contratação
Depois de selecionar o candidato ideal para a vaga, chega o momento de solicitar os documentos necessários, para que a pessoa seja de fato admitida.
Entre os principais documentos que devem ser solicitados durante a contratação de um funcionário estão:
- Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carteira de identidade;
- Cartão de identificação do contribuinte no cadastro de pessoa física (CPF);
- Título de eleitor, com os comprovantes das últimas três eleições. Em alguns casos pode ser utilizado a certidão de quitação eleitoral;
- Certidão de inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- Para homens menores de 45 anos, é necessário solicitar também a certificado de Reservista;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento, se for o caso;
- Foto 3 x4;
- Atestado médico admissional ( Lembrando que o documento deve ser custeado pelo empregador e o exame deve ser realizado antes do início das atividades do colaborador);
- Declaração de requisição ou rejeição do vale-transporte;
- Declaração de dependentes e documentos dos dependentes para fins de imposto de renda retido na fonte ou para a realização da contratação de plano de saúde e outros benefícios.
É importante ressaltar que, os documentos solicitados ao profissional que será contratado, podem variar conforme o cargo a ser preenchido e o ramo de atividade exercida para a sua empresa.
Conte com o apoio de uma assessoria contábil!
Contratar um ou mais funcionários para sua empresa é um passo importante para o crescimento do seu negócio. No entanto, para evitar problemas durante o processo de contratação, é fundamental contato com o apoio de uma assessoria contábil e empresarial.
Entre em contato com a nossa equipe e nós te ajudamos a lidar com as questões burocráticas e trabalhistas da sua empresa.
Deixar um comentário